10 passos para ter uma vida de alta performance

Falar sobre alta performance é entrar por uma seara de muitos significados. Nem sempre está relacionado ao sucesso, à fama ou à prosperidade financeira. Eu acredito que alta performance esteja relacionado a dar o melhor de si, ter os resultados desejados e poder desfrutar de suas conquistas ao lado das pessoas que você ama.

Também entendo que o que determina a alta performance vai além do conhecimento cognitivo, racional. Há pessoas que passam grande parte da vida aprimorando seus conhecimentos, buscando formação universitária, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, livre-docência... E mesmo com tanto conhecimento são incapazes de promover uma mudança na vida dos outros ou até mesmo em sua própria vida, e se frustram.


Alta performance são os resultados que alcançamos quando conseguimos juntar: conhecimento + autoconhecimento + autorresponsabilidade + ação. Tudo isso somado ao controle das emoções e que vai resultar em uma satisfação pessoal. Não significa necessariamente algo que se alcança e acaba, mas sim uma busca incansável por melhorar sempre os resultados.



Alcance a sua alta performance


De uma forma bastante prática, enumero 10 passos para que você tenha uma vida de alta performance.

1 – Assuma responsabilidades

Se você é do tipo que sempre busca um culpado para justificar os resultados negativos que vem colhendo na vida, está bem longe de alcançar a alta performance.

A culpa do seu salário baixo é do seu chefe, que não reconhece o seu talento? Sua empresa vai mal por conta do governo, da crise, dos seus funcionários? Suas notas são baixas porque o professor é ruim? A culpa dos seus resultados é sempre do outro?

Assumir o papel de vítima não resolve nada, mas nada mesmo. Só alcança o sucesso quem traz as responsabilidades para si, assume o protagonismo e aprende com os erros.


Se o seu salário está baixo, o que você pode fazer? Pedir aumento? Se engajar em um projeto mais desafiador para mostrar resultados? Mudar de área ou buscar outro emprego? Qual a sua responsabilidade nesse resultado e o que VOCÊ pode fazer para virar esse jogo?


Seja lá o que for, ser autorresponsável é assumir o comportamento mais determinante para promover as mudanças que você precisa para a sua vida. Isso muda tudo. Traz o poder para as suas mãos.


2 – Escolha seus amigos

Não importa o quanto você se esforce: as pessoas a sua volta vão ter um efeito sobre o seu modo de agir e de pensar – e vice-versa.


Além disso, as pessoas mais próximas são aquelas às quais você vai poder recorrer em busca de dicas e conselhos quando precisar. Então, crie pelo menos um círculo de convivência formado por pessoas competentes, que estão decididas a ter uma vida de alta performance, assim como você.


É importante cercar-se por pessoas que podem te ajudar a atingir seus objetivos

A vida é feita de escolhas e isso está em suas mãos. Você prefere ficar ao lado dos realizadores no seu trabalho, daqueles que são reconhecidos e promovidos sempre, ou vai ficar consolando ou ouvindo os que só reclamam e falam mal do chefe?

3 – Aprimore-se sempre

O maior inimigo da alta performance é o comodismo. Evite a todo custo se sentir confortável com seus conhecimentos e habilidades.


Procure sempre novos cursos e novos conhecimentos que possam ser de alguma relevância na sua vida profissional ou pessoal. Invista em continuar se aprimorando o tempo todo, leia livros e sites que tenham ensinamentos práticos e importantes para o seu desenvolvimento pessoal ou profissional.

4 – Saiba aonde quer chegar

Você só vai atingir a alta performance se definir aonde quer chegar. Quais são seus sonhos e objetivos? Como você vai estar para atingi-los?


Você precisa traçar suas metas e objetivos para saber aonde quer chegar.

Outro ponto importante é saber e reconhecer qual o seu estado atual. A partir daí, se você sabe onde está e aonde quer chegar, é possível traçar um poderoso plano de ação. É mais ou menos como programar um GPS. Você precisa colocar o seu local atual, o local de destino e o aparelho traça a rota, informando quanto tempo vai demorar o percurso, de acordo com a forma de transporte (de carro, de ônibus, à pé, de avião...), se há pedágios, radares pelo caminho, etc.


Se você não tiver um objetivo claro e específico definido, não conseguirá chegar a lugar algum. É como nadar, nadar e morrer na praia.

5 – Cuide de suas palavras Não há dúvida de que as palavras têm poder. E maior poder ainda quando você repete sempre frases negativas ou fica preso aos resultados ruins que teve no passado.


Segundo a neurociência, o cérebro precisa estar preparado para o sucesso. Por isso, é necessário que seus pensamentos sejam coerentes com o que você deseja – e de forma positiva.


Pense antes de falar. Em vez de dizer:

· “Eu não vou errar desta vez.”, diga: “Estou certo de que vou acertar e ter sucesso”.

· “Ninguém vai me derrubar!”, diga: “Estou rodeado de pessoas que me conduzem ao sucesso”

· “Estou cansado de não ganhar dinheiro”, diga: “Estou trabalhando para o meu sucesso financeiro”

Link: https://pixabay.com/pt/pessoas-mulher-exerc%C3%ADcio-fitness-2592247/

6 - Esteja disposto a ouvir

Sempre que você estiver disposto a ouvir, vai encontrar pessoas interessadas em falar. Deixe que falem do seu desempenho e das suas qualidades e defeitos. Além disso, pergunte sobre o seu desempenho.


Aprenda a aceitar feedback e analisar de verdade aquilo que estiver ouvindo. Não se deixe levar pela vaidade com os elogios e nem se abater com as críticas. Use cada opinião que receber para se aprimorar ainda mais.

7 - Comemore seus sucessos

Quando você conquistar ou realizar algo, não tenha vergonha de comentar. Muitas pessoas não conhecem as suas capacidades por simplesmente não prestar atenção.

Quando você toma a iniciativa de comentar sobre suas qualidades e capacidades, você se torna alguém mais presente e mais fácil de lembrar. As pessoas vão pensar em você sempre que precisarem de alguém para um projeto de sucesso.

8 - Abrace às dificuldades

Aceite e se empenhe nas tarefas consideradas mais chatas, mais difíceis, mais desagradáveis. Você vai notar que é muito mais gratificante realizar uma tarefa que os outros não quiseram aceitar, por achar difícil. É uma oportunidade para você se destacar, se diferenciar.


Mostre suas capacidades aceitando desafios e evitando o comodismo. Você vai se sobressair em todos os aspectos. Quanto maiores forem às dificuldades que você enfrentar e triunfar, maiores vão ser os reconhecimentos.

9 - Seja mestre do seu tempo

Viver em busca da alta performance até alcança-la e começar um novo desafio não se trata de fazer tudo e abraçar o mundo. É importante usar seu tempo da melhor maneira possível. Não adianta aceitar projetos que você sabe que não vai conseguir concluir.


Você precisa saber aproveitar o seu tempo da melhor forma possível

Conheça seus hábitos e suas habilidades. Quando precisar, saiba dizer “não” ou admitir que não conseguirá fazer determinado projeto dentro do prazo estabelecido. Se for preciso, negocie um prazo que te garantirá um resultado melhor. Essa atitude vai te levar longe e criar credibilidade.

10 - Aprenda mesmo com o fracasso

Alcançar o sucesso em um projeto ou a alta performance significa que a sua jornada não será fácil. Esteja preparado para muitos desafios, para erros e fracassos. Sua vida de alta performance deve tirar proveito de cada experiência, positiva ou não. São os obstáculos que nos fazem crescer.


Encare suas falhas ou fracassos como aprendizados. Tire as lições que puder e faça de novo, mas diferente. Veja quais requisitos você precisa para ser melhor na próxima tentativa. Ninguém sabe quanto tempo falta para alcançar o sucesso, porém há pessoas que desistem de um objetivo quando estão muito próximas dos melhores resultados.



Fotos: Pixabay


Lucy Cantero De Miguel é jornalista e doutora em Ciências da Informação, empresária do setor editorial, fundadora do Instituto Noa e idealizadora do Programa Escolas do Bem, coach de alta performance e palestrante.


Instagram: @lucycantero Facebook: @lucycantero.coach

28 visualizações
ENTRE EM CONTATO
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

©2018 - Todos os direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now